Os websites responsive são aqueles que redimensionam automaticamente o seu conteúdo e todos os seus elementos, para se adaptarem ao tamanho écran em que é visualizado, seja um computador, um tablet ou um telemóvel.
O objetivo final dos websites responsive é evitar os erros desnecessários que ocorrem com sites que não foram otimizados para dispositivos diferentes. Assim, se o utilizador aceder pelo telemóvel, por exemplo, os blocos de conteúdo são reposicionados para facilitar a leitura e os botões e fontes adaptam-se ao formato do telemóvel.
Mas na prática, quais são as vantagens?
1. MELHOR EXPERIÊNCIA DO UTILIZADOR
A experiência do utilizador é um factor essencial na navegação de um website. Se alguém visitar o seu site a partir de um telemóvel, e não for responsive, o mais provável é que seja pouco intuitivo, difícil de navegar e o utilizador não vai encontrar o que está à procura. É comum as imagens aparecerem distorcidas e o conteúdo muito difícil de ler. Uma boa experiência do utilizador durante a navegação facilita na hora de comprar e garante o regresso do seu cliente.
2. FLEXIBILIDADE
Nos websites responsive, é possível fazer alterações com mais rapidez e facilidade. Não é necessário fazer alterações em dois sites, apenas num. Essa flexibilidade é uma grande vantagem, permitindo economizar tempo e dinheiro.
3. OPTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE BUSCA
A otimização para mecanismos de busca – SEO – é uma estratégia essencial para impulsionar um website nos rankings das páginas de busca do Google. Quanto mais perto o seu website estiver do topo das pesquisas, maiores serão as possibilidades de ser encontrado pelos seus potenciais clientes.
O Google dá preferência a sites que são compatíveis com dispositivos móveis, ou seja, favorece os websites responsive e aumenta a possibilidade de uma melhor colocação no ranking das pesquisas.
4. TAXAS DE REJEIÇÃO MAIS BAIXAS
Devido a proporcionar uma melhor experiência do utilizador, é muito mais provável que as pessoas permaneçam por um período mais longo e explorem diferentes áreas do seu site. Em contrapartida, se o seu site não for responsive, será muito mais difícil manter o visitante a navegar pelas páginas, causando frustração pelo esforço requerido a tentar visualizar os conteúdos e a tentar encontrar o que procura.
5. TAXAS DE CONVERSÃO MAIS ALTAS
Reduzir sua taxa de rejeição já é bom, mas melhor ainda é aumentar a taxa de conversão. Criar uma experiência de utilizador consistente em todos os dispositivos é a chave para converter novos clientes. Quando os utilizadores estão a decidir se devem ou não contratar os seus serviços ou comprar os seus produtos, não pretendem ser redirecionados para sites específicos do dispositivo, processo que demora mais tempo. Ter um único site seguro que parece profissional em todas as plataformas diminui a probabilidade dos utilizadores se frustrarem ou recorrerem a um concorrente. Como consequência, mais facilmente terá um aumento nas suas vendas.
Todos os nossos websites são construídos em formato responsive e pensados para proporcionar uma fácil navegação e usabilidade. Cada website é único e desenvolvido de acordo com as necessidades e objectivos de cada negócio, aliado a um Design actual e moderno, que cativa os utilizadores a confiarem na sua marca e a procurar os seus serviços.
Vamos desenvolver o seu website?