


A Páscoa está quase aí e nem sempre é fácil ter imaginação para entreter as crianças com actividades divertidas e didáticas, que estimulem a criatividade nestes dias festivos. Por isso, trazemos algumas sugestões de actividades para fazer em casa e também várias recomendações para uma Páscoa divertida e segura para as crianças.
Contar a história da Páscoa com fantoches
Explicar às crianças o que é a Páscoa pode ser um desafio complexo por ser um tema sensível e complicado de entender pelos os mais novos. No entanto, nada como simplificar para tornar a história perceptível para as crianças. Reúna as crianças e conte-lhes a história de forma simples e natural, mostrando que a morte faz parte da vida.
Para tornar a narrativa mais leve, pode utilizar fantoches e convidá-las a participar, fazendo a transição para o significado do ovo da Páscoa. Os povos antigos tinham como costume oferecer ovos aos amigos, como forma de lhes desejar uma vida feliz. Foi assim que surgiu a tradição de dar um ovo da Páscoa àqueles de quem mais gostamos.
Organizar uma caça aos ovos
Esconda os ovos pela casa e diga aos pequenos que os adultos viram o coelho a ir embora. Pode distribuir várias pistas divertidas pela casa, numa espécie de caça ao tesouro. Envolva todos os membros da família para tornar a actividade divertida. As crianças vão adorar o espírito de aventura, mesmo sem sair de casa.
Receitas da Páscoa para fazer com os mais novos
Para preparar uma mesa recheada, nada com envolver as crianças a participar. Deixamos algumas sugestões de receitas:
Evento Páscoa online
A Sala do Futuro criou uma seleção de vídeos – Páscoa no Futuro OnLine – com atividades animadas para as crianças realizarem. As vídeo-oficinas da “Páscoa no Futuro OnLine” são vídeos em as crianças aprendem a fazer fazer algo, como por exemplo um jogo, um objecto 3D, uma experiência científica, programar e poderão realizar essa atividade ao mesmo tempo que visualizam o vídeo. As atividades são todas de fácil execução e a generalidade dos materiais/meios utilizados estão disponíveis em casa.
Proporcione um ambiente seguro
As crianças são curiosas por natureza e nada como minimizar os riscos das actividades que descrevemos acima. Para evitar sustos desnecessários nesta Páscoa, siga as recomendações da APSI:
- Coloque as taças com amêndoas em locais altos e de difícil acesso aos mais pequenos.
- Nunca dê amêndoas ou outras guloseimas rijas às crianças mais pequenas.
- As guloseimas devem ser partidas em pequenos pedaços e as crianças devem estar sentadas enquanto as comem pois o risco de sufocação aumenta se andarem a brincar ou a correr com a boca cheia.
- Ao comprar o ovo da Páscoa verifique a faixa etária para a qual é recomendado o brinde ou brinquedo. Evite oferecer às crianças, com menos de 3 ou 4 anos, ovos de chocolate com brindes. Estes brinquedos são pequenos demais para crianças desta idade.
- As próprias embalagens do brinquedo, caixinhas de plástico, redondas ou ovais, também constituem um risco grave de sufocação. O seu tamanho esférico, com aproximadamente 4,5 cm de diâmetro, não permite que sejam engolidas ou aspiradas, mas podem ficar entaladas na garganta dos mais pequenos, tapando completamente a entrada de ar. Logo que possa deite-as fora, sem que a criança veja.
- Assim que o ovo é aberto, esteja perto e observe o brinquedo que existe no seu interior para verificar se tem peças pequenas que possam soltar-se ou partir-se, pois podem ser engolidas, aspiradas para os brônquios ou provocar asfixia.
- Se tiver crianças mais velhas, verifique que após a brincadeira estes brindes são guardados em locais altos e fora do alcance das mais novas.
- Se esconder os ovos para que as crianças os encontrem, não os coloque junto de janelas, escadas ou acesso a varandas, perto de objetos perigosos ou em locais altos que as obriguem a trepar, a fim de evitar possíveis acidentes.
Gostou das nossas sugestões para uma Páscoa divertida e segura para as crianças? Precisa de outras ideias criativas e personalizadas?
Conte-nos como podemos ajudar!