
O Natal e o fim do ano aproximam-se e, apesar da situação limitadora que estamos a viver, é importante que não deixe de materializar as suas ideias e executar os projectos que tinha idealizado para esta época. Se tem um projecto, invista na sua concretização com todos os detalhes necessários para surpreender e cativar os seus clientes, como por exemplo implementar tipos de papel diferentes para impressão, pois muitas vezes a apresentação visual é um impulso para cativar, encantar e levar à compra.
Muitas vezes, esses detalhes vivem sob a forma de brilhos, texturas, relevos para um efeito visual único e uma agradável sensação ao toque. Falamos de papéis para impressão, que muitas vezes elevam á perfeição o resultado final de um projecto.
Vamos materializar as suas ideias? Saiba quais são todos os elementos a ter em conta para a escolha dos tipos de papel para a impressão:
1. GRAMAGEM
A gramagem de um papel consiste na medida de peso que corresponde à densidade do papel – gramas por metro quadrado (g/m²). As principais gramagens de papel são: 30g a 63g; 75g a 120g; 120g a 240g; 250g a 350g.
A escolha correta da gramagem e o tipo de papel influenciam diretamente o resultado final da peça gráfica, mudando completamente a percepção que as pessoas terão ao verem o acabamento. Cada peça tem uma função específica e tudo depende do objetivo e da função de cada material impresso.
Por exemplo: o cartão de visita tem a textura, o peso e uma necessidade maior de ser resistente, por isso a gramagem precisa de ser mais alta. Já o conteúdo de uma revista ou de um jornal não necessita de uma gramagem tão alta.
2. TIPOS DE PAPEL
- Papel Coated
O papel Coated é revestido com um selante de superfície, normalmente argila, para conferir certas qualidades ao papel, incluindo peso, brilho de superfície, suavidade ou absorção de tinta reduzida. O revestimento do papel não permite que a tinta seja absorvida pelo papel, conferindo uma impressão mais limpa e nítida, especialmente em fotos, misturas e detalhes. Os papéis revestidos vêm em várias opções: acabamento brilhante, acetinado, matte e fosco.
Gloss – o papel revestido brilhante tem um alto brilho. Os papéis brilhantes têm menos volume e opacidade e são normalmente mais baratos do que papéis foscos e opacos de espessura igual. Os revestimentos brilhantes reduzem a absorção de tinta, o que dá à folha uma excelente definição de cor.
Cetim – um revestimento acetinado é um acabamento menos brilhante que o gloss. Possui um nível de brilho mais baixo do que o acabamento brilhante, mas um nível de brilho mais alto do que o acabamento fosco. As cores são nítidas e vivas.
Matte – o papel matte é um papel não brilhante, de aparência plana e com muito pouco brilho, é mais opaco e mais volumoso. O revestimento ainda impede que grande parte da tinta seja absorvida pelo papel, que produz cores vibrantes.
Fosco – um papel revestido com acabamento fosco apresenta uma superfície lisa com pouco brilho. O papel revestido sem brilho pode ficar entre o matte e o brilhante, dependendo do fabricante.
- Papel Uncoated
Esta variante de papel não é revestida com um selante de superfície. As tintas secam ao serem absorvidas pelo mesmo, os papéis Uncoated representam uma grande variedade de tipos de papel e estão disponíveis em diversos tipos de superfícies, tanto lisas quanto texturizadas.
Liso – tem uma superfície muito lisa, sem qualquer relevo, utilizado em soluções mais simples e económicas.
Texturado – este papel é criado com linhas texturizadas na sua superfície, um acabamento que é usado principalmente para elementos de papelaria comercial, como papel timbrado, envelopes, convites e cartões de visita. Os papeis texturizados estão associados a uma conotação premium, quando se pretende um resultado mais requintado.
Linho – semelhante a um acabamento polido, este papel possui linhas texturizadas na superfície da folha. Também associado a um resultado premium, trata-se de uma excelente opção para transmitir uma mensagem diferenciada, como para menu com um toque de sofisticação ou em um convite para um evento.
A escolha dos tipos de papel para impressão do seu projeto é fundamental para obter os resultados que deseja. Já conhece os diferentes tipos de papel, mas ainda assim tem dúvidas na melhor opção para o seu projecto?
No Natal, o papel tem um destaque especial:
Seja na utilização dos seus projectos pessoais:
- Postais de Natal
- Etiquetas de presentes
- Embrulhos especiais
Seja para a divulgação da sua marca, serviços e produtos:
- Cartões de visita
- Flyers
- Panfletos
- Catálogos
- Embalagens
Conhecer as características do material ideal para cada tipo de peça gráfica é o segredo para evitar problemas na hora de produzir o trabalho e garantir o seu sucesso. A Ginkgo acompanha todo o processo do seu projecto, desde o Design à produção, assegurando que a escolha do papel reflecte as suas preferências e os objetivos pretendidos para a sua marca e necessidades do seu negócio.
Fontes:
printingpartners | action-press.