Sabia que o Design pode influenciar a sua leitura? - Ginkgo Design Studio
Design Gráfico

Sabia que o Design pode influenciar a sua leitura?

By Março 26, 2020 No Comments

Nesta época de isolamento social, com mais tempo livre dentro de casa, a leitura ou escrita pode ser a melhor amiga e a principal companhia da maioria das pessoas.

Por essa razão, se tem um negócio, uma empresa ou se sempre sonhou ter um projecto próprio e não o fez ainda por falta de tempo, esta é a oportunidade ideal para investir na forma como irá comunicar as ideias, serviços ou produtos que farão nascer ou crescer o seu negócio ou projecto pessoal.

Tem um projecto para uma revista e gostaria de lhe dar vida?
Tem um negócio que precisa de publicidade por meio de brochuras digitais?
Escreveu um livro mas precisa de o fazer nascer?
Tem uma loja online e gostaria de enviar por email um catálogo aos seus clientes?

Estas situações remetem-nos para a importância do Design Editorial, a área do Design Gráfico que constitui uma disciplina-chave na organização da informação para os meios editoriais, sejam eles impressos ou digitais. Falamos de livros, revistas, catálogos e brochuras.

A criação e disseminação de conteúdo editorial é uma prática cada vez mais decisiva para a criação da notoriedade que as marcas e empresas procuram alcançar. Além da qualidade e relevância do conteúdo, a componente visual é um fator decisivo na captação da atenção do público-alvo.
Nesta época de isolamento, em que os meios digitais são a solução para informar e publicitar, apostar numa comunicação editorial por meio de catálogos, brochuras, revistas e livros digitais pode ser a solução que o seu negócio precisa.

Existem vários factores a ter em conta quando se trata de projectos de Design Editorial:

1- USO DE GRELHAS
As grelhas constituem a “coluna vertebral” das páginas de Design Editorial, definindo o layout a adoptar. A grelha vai definir a forma de posicionar e organizar todos os elementos do Design Editorial (títulos, texto, imagens), de forma a atingir equilíbrio entre eles. Contribui para a consistência e coerência entre todos os elementos, garantindo equilíbrio e harmonia visual ao leitor.

2 – HIERARQUIA VISUAL
Hierarquia visual é a organização e apresentação de elementos de Design por ordem de importância. Vai influenciar a ordem pela qual o olho humano percepciona a informação que está a ser exibida.
Implica a organização e estruturação visual do conteúdo, de modo a passar a mensagem de acordo com as intenções desejadas.
É importante saber que parte do conteúdo se pretende priorizar e como ele deve ser organizado. O Designer Gráfico conjuga os tamanhos das fontes com a disposição das imagens, destacando determinados blocos. O objectivo será sempre orientar a leitura e atrair o leitor ou consumidor, se estivermos a falar de publicidade.

3 – ALINHAMENTO & ESPAÇAMENTO
O alinhamento do texto é outro factor que deve ser levado em conta. Apesar dos textos justificados apresentarem uma informação visual mais limpa e organizada, em web não é a forma mais correcta de alinhamento. Na web os textos são corridos, gerando uma grande quantidade de espaços vazios que dificultam a leitura e cansam a visão. O texto justificado é mais adequado para jornais e revistas, onde está organizado em duas ou três colunas verticais, facilitando a leitura e diminuindo a fadiga visual.

4 – ESCOLHA DAS FONTES
O tipo de suporte – impresso ou digital – vai influenciar a escolha da fonte. As fontes serifadas são habitualmente escolhidas para suportes em papel, que facilitam a leitura de parágrafos longos, guiando o movimento dos olhos pelas linhas do texto. No entanto, por serem geralmente pequenas e finas, as serifas geralmente não se apresentam tão bem em ecrans (parecendo distorcidas, gerando ruído e quebra, em vez de clareza), devendo fazer-se uso de fontes sem serifa para uso na web.

5- CONJUGAÇÃO DE TEXTO & IMAGEM
É importante escolher um tipo de letra que esteja de acordo com o estado de espírito da imagem. Por exemplo, uma imagem agressiva pode precisar de um tipo de letra sans serif bold, como a Impact. Pelo contrário, uma imagem mais suave será provavelmente reforçada por uma fonte mais leve e delicada, um tipo serif itálico como por exemplo Garamond. A localização do texto é decisiva. É importante analisar a imagem e procurar nela elementos que possam sugerir a disposição do texto.
________

Todos estes factores que referimos são de extrema importância na perspectiva do leitor. Nestes dias de quarentena, há sempre alguém que opta por passar algum tempo na leitura. Escolhe um sofá confortável, uma boa iluminação e não há ruído. Escolhe um livro e este tem entrelinhas que fazem com que precise de ler a mesma frase duas vezes, as letras são pequenas demais e tem que esforçar a visão e o tipo de letra tem algo que implica olhar uma segunda vez para algumas palavras, para entendê-las. Embora o conteúdo até seja bastante interessante, a leitura tornou-se demasiado cansativa, acabando por colocar o livro de lado. A mesma situação pode acontecer com a revista que pretende lançar, com o catálogo dos produtos da sua loja, ou qualquer outro projecto editorial impresso ou digital.

Para que tal não aconteça, a Ginkgo Design Studio planeia e estrutura tudo o que for necessário para comunicar as suas ideias, serviços ou produtos nos mais diversos meios editoriais.
Consulte o nosso portefólio e contacte-nos!

Fontes:
The Layout Book, de Gavin Ambrose and Paul Harris
Guia de Artes Gráficas: Design e Layout de David Dabner
Portal Chambril

Deixe o seu comentário