Público-Alvo x Persona/Avatar - Ginkgo Design Studio
Design Multimédia

Público-Alvo x Persona/Avatar

By Agosto 27, 2020 No Comments
publico e persona ou avatar

No mundo do mundo do Marketing, existem duas formas de definir os clientes de uma marca: o Público-Alvo e Persona/Avatar. Compreender quem é o público de interesse de uma empresa é um dos factores essenciais ao seu sucesso e crescimento.

Deste modo, é possível alinhar as acções de Marketing com as características dos seus potenciais clientes, de forma a melhorar os objectivos e estratégias de comunicação.

À primeira vista, público-alvo e persona/avatar são dois conceitos semelhantes, mas apresentam características que se complementam entre si.

Como podemos diferenciá-los?

PÚBLICO-ALVO

O público-alvo envolve uma definição mais generalizada dos clientes de uma empresa. Faz referência a um determinado segmento social, com grande propensão a adquirir determinado produto ou serviço. É determinada a partir de características demográficas, socioeconómicas e de hábitos de consumo.

Geralmente, conta com informações como idade, profissão, género e comportamento de compra, elementos essenciais para começar a estabelecer as campanhas e os canais mais eficazes para divulgação de produtos e serviços.

PERSONA / AVATAR

Por sua vez, o conceito de persona é mais específico e diferenciado. A Persona ou Avatar é uma representação semifictícia do cliente ideal de uma empresa, o consumidor padrão. Reúne todas as características do melhor consumidor que a marca pode ter.

Além disso, na sua delimitação são reunidas as características do público-alvo, às quais se acrescentam dados ainda mais específicos. Reúne elementos como informações demográficas, história familiar, hobbies, rotinas, motivações, sonhos, metas de vida, desafios e outros.

 


Afinal, com uma definição bem estruturada da Persona/Avatar, será possível produzir conteúdos segmentados e estabelecer um relacionamento ainda mais próximo com os  potenciais clientes. Estudar o público-alvo e a persona é o primeiro passo para a escolha dos canais de comunicação, formato e conteúdo da mensagem e linguagem a adoptar em cada acção de marketing.

No fundo, trata-se de alcançar as pessoas certas, no momento certo! 

Na Ginkgo Design Studio trabalhamos em conjunto com os nossos clientes de forma a definir o público-alvo e a persona/avatar da sua marca, de forma a estabelecer as estratégias mais eficazes para impactar os seus clientes.  

Vamos definir o seu público-alvo e o seu avatar?

Contacte-nos!

FONTES
neilpatel | medium | hotmart

Deixe o seu comentário