


A publicidade está presente em toda a parte – nas ruas, nos shoppings, nos jornais, nas revistas, e até mesmo dentro das nossas casas, desde a televisão ao telemóvel. Para a sua empresa será essencial saber quais os factores para uma campanha de sucesso, pois para onde quer que olhemos, a publicidade está presente e faz parte do nosso dia-a-dia.
Os anúncios publicitários têm um papel fundamental: divulgar produtos, serviços e marcas, com o objetivo de estimular as relações comerciais.
Mais tarde ou mais cedo, qualquer marca ou produto presente no mercado necessita de publicidade para se manter viva e desejada perante o consumidor.
No entanto, nem sempre é fácil saber por onde começar, em que publicidade investir e que estratégia adoptar, de forma a alcançar o sucesso de uma campanha.
Assim, existem vários factores a ter em conta para uma publicidade bem sucedida:
1. Estabelecer os objectivos da publicidade
O primeiro passo é traçar os objectivos que se pretendem alcançar com a publicidade. Cada marca é única, e como tal, os objectivos a atingir também variam de acordo com a empresa em questão e de acordo com o que se pretende alcançar em determinado momento.
Geralmente, os principais objectivos de uma campanha publicitária são:
- Informar
- Persuadir
- Obter notoriedade
- Construir uma marca
- Aumentar a base de contactos
- Aumentar a procura para um produto/serviço
- Aumentar as vendas
- Atrair novos clientes
2. Conhecer o público-alvo/persona
A publicidade, baseando-se no conhecimento da natureza humana, tem o poder de influenciar o comportamento do consumidor. Quanto mais se conhece as necessidades e os desejos do público-alvo, maior as probabilidades de sucesso de uma estratégia publicitária.
Para tal, é importante que a comunicação esteja focada no consumidor enquanto pessoa e centrada nos seus gostos, hábitos de vida e aspectos culturais do meio onde vive. No fundo, é essencial conhecer o público-alvo/persona ao detalhe, de forma a adaptar as estratégias de comunicação a adoptar e meios escolhidos para a campanha em questão.
Veja aqui o nosso artigo sobre a diferença entre público alvo e persona.
3. Escolher o meio de comunicação mais adequado
Existem diversos meios de publicidade que uma empresa pode escolher para a divulgação da sua campanha. Cada um destes meios apresenta características distintas, sendo fundamental adequar o meio aos objectivos pretendidos.
- Publicidade impressa – ex: Jornais, revistas, flyers, panfletos, catálogos
- Publicidade de massas – ex: Anúncios de TV e rádio
- Publicidade exterior – ex: mupis, outdoors, lonas publicitárias
- Publicidade digital – ex: anúncios online em redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube) e Motores de Busca (Google)
Embora os meios de publicidade digital tenham cada vez maior procura e alcance, os meios de comunicação tradicionais continuam a ter um importante papel, pelo que devem ser tidos em conta na hora de escolher o meio mais adequado à sua campanha.
4. Apostar no Design
O Design é um dos pontos fulcrais no qual assenta a publicidade, seja qual for o meio e os objectivos pretendidos.
O Design está directamente ligado com a percepção do público sobre uma marca. Vai além do aspecto visual e estabelece uma ligação entre o que o consumidor procura e o que a empresa entrega. O Design pode fazer com que o seu produto ou serviço ganhe prioridade na mente do cliente e passe a ser desejado, destacando-o da concorrência e permanecendo na sua memória.
Os Designers trabalham vários aspectos desde a tipografia, as imagens, a composição/layout, recorrendo à psicologia das cores conforme os objectivos da publicidade. Poderão ser usadas fotografias impactantes, iconografia e ilustrações, de forma a melhor traduzir a imagem da campanha. O objectivo do Design é que o resultado final seja atraente, criativo e único.
O Design vai assim traduzir a estratégia definida para a publicidade e materializá-la para o consumidor, conforme os objectivos traçados e o meio seleccionado.
Quer investir em publicidade? Saiba como obter estes factores para uma campanha de sucesso!
Recorrer a profissionais experientes e qualificados é o factor-chave para uma campanha de sucesso. No meio de tantos pontos a ter em conta, é muito comum o cliente investir num meio de publicidade pouco adequado ao público-alvo e desajustado aos objectivos da sua campanha, resultando numa publicidade mal sucedida e em perda de investimento.
A Ginkgo Design Studio trabalha em conjunto com os seus clientes, em campanhas personalizadas às necessidades de cada empresa. A nossa prioridade é um Design único e criativo, em que a estratégia de cada campanha acompanha a individualidade e identidade de cada marca. Assim, através destes factores, faremos da sua publicidade uma campanha de sucesso!
Vamos trabalhar juntos?
Fontes:
rockcontent | blueatlasmarketing | scuadra