Preparar com alegria o novo ano escolar! - Ginkgo Design Studio
Ginkids

Preparar com alegria
o novo ano escolar!

By Agosto 20, 2020 No Comments

Depois de meses muito exigentes para todas crianças, sem a ida à escola, privadas do contacto diário com os seus colegas e professores. Agora é altura de regressar às aulas presenciais e à agitação típica do início de um novo ano lectivo! Vamos preparar com alegria o novo ano escolar?

Embora o entusiasmo por voltar à escola esteja certamente presente, este regresso às aulas pode trazer consigo enormes desafios a toda a família. Se o começo de um novo ano lectivo já é, por si só, muito desafiante, este ano é-lhes exigida uma adaptação a novas regras, limitações e condicionantes para que tudo decorra com segurança, em época de pandemia.

Para um início de ano, cheio de alegria e motivação, deixamos aqui algumas dicas essenciais ao sucesso deste recomeço:

Ter um calendário personalizado para o novo ano escolar

Comecem por tomar nota de todas as datas importantes, já divulgadas no calendário escolar 2020/2021. Nada como saber quando começam e acabam os períodos lectivos, quando se realizam as avaliações nacionais e quando ocorrem as interrupções escolares.

Este ano, as aulas começam entre 14 e 17 de Setembro e as primeiras 5 semanas são dedicadas à recuperação de aprendizagens em falta devido à pandemia.

Ter um calendário escolar personalizado às aulas d@ seu/sua filh@ é essencial não só por questões de organização, mas para o manter motivado a acompanhar os horários e obrigações. 

A Ginkgo Design Studio personaliza calendários escolares, etiquetas e muito mais, à medida dos mais pequenos, com nomes, ilustrações e até frases. Vamos preparar o vosso para o novo ano escolar?

Organizar e remodelar o quarto

Esta é a melhor altura para reorganizar o quarto das crianças, quer porque vão entrar pela primeira vez para a escola, quer porque estão a ficar crescidas. 

Uma remodelação no quarto das crianças pode ser uma óptima motivação para o regresso às aulas, não só para melhorar a experiência de estudo, como para motivá-los a ser mais organizados.

O espaço do estudo deve estar separado do lazer, para evitar distracções na hora de estudar e aprenderem a separar as várias actividades.

Ter uma decoração ao gosto da criança também é essencial para motivá-la. Envolvê-la no processo é uma óptima estratégia para que se sinta incluída e envolvida, já que é ela que mais vai tirar partido do novo espaço.

A Ginkgo Design Studio projecta, remodela e decora os quartos dos mais pequenos, ao gosto e necessidades de cada criança.

Verificar o material necessário

Selecione e organize o que ainda está em condições de ser usado no novo ano escolar e faça uma lista do que vai precisar de comprar. 

No início das aulas, os professores entregam uma lista com o material necessário para o ano que inicia. 

Planeie a ida às compras com as crianças, atendendo às suas preferências. Também aqui, envolvê-las nas escolhas é uma óptima estratégia para que elas comecem o ano escolar com alegria e motivação.

Esteja a par das novidades e promoções do Continente, Auchan, Staples e Fnac para um recomeço com os materiais que necessita.

Verificar a roupa que já não serve

Todos sabemos que as crianças crescem rápido e que a roupa rapidamente deixa de servir.

A roupa nova pode ter um efeito muito positivo na autoconfiança das crianças. Com o crescimento, a integração no grupo de pares torna-se essencial ao sucesso escolar, ao contribuir para que se sintam bem e integradas.

No entanto, mais importante do que comprar roupa nova, é doar a antiga a quem mais precisa ou reciclar a que já está em mau estado. 

Ensine às suas crianças como pequenos gestos podem fazer a diferença, quer na vida de outras pessoas, quer em termos de consciência ambiental.

Procure os contentores de roupa mais perto de sua casa, cujas instituições separam e entregam às pessoas mais necessitadas, e deposite roupas e sapatos que possam vir a vestir outras crianças. 

Algumas conhecidas lojas de roupa, estão também a recolher roupas usadas, fazendo a triagem e entrega a quem mais precisa ou para reciclagem, tais como a Zara e a HM.

Aproveitar os últimos dias de férias

Por último, mas não mais importante, deixe as crianças aproveitarem os últimos dias de férias da melhor forma. As actividades ao ar livre, em que as crianças possam correr, saltar, brincar e nadar, são essenciais ao seu desenvolvimento físico e psicológico. 

Aproveitem para passear em família e conhecer alguns sítios de Portugal. Vamos ajudar o nosso país a recuperar da crise, ao mesmo tempo que leva as crianças a visitar locais onde nunca estiveram.

Afinal, os dias de férias são para ser gastos até ao último cartucho!

 


A Ginkgo Design Studio personaliza os artigos escolares dos mais pequenos e pode tornar os seus quartinhos em espaços únicos onde possam passar os melhores momentos deste ano lectivo.

Queremos que tudo corra da melhor forma e, acima de tudo, com muita alegria e motivação para as crianças e toda a família.

Preparados para um recomeço inesquecível?

Contacte-nos

Deixe o seu comentário