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Networking:
dicas para um rede de contactos eficaz

By Janeiro 28, 2021 No Comments
Networking

Também conhecida como rede de contactos, networking é a forma mais eficaz de cultivar relações profissionais em diversos ambientes e utilizar essas relações para alguma finalidade.

Seja para estreitar negociações comerciais, estabelecer parcerias ou para aproveitar oportunidades no mercado de trabalho, ter uma rede de contatos é fundamental.

Em situação de pandemia, em que as formas tradicionais de networking não têm sido possíveis, é importante tirar partido das inúmeras vantagens de networking no meio digital.

Deixamos algumas dicas para construir a sua rede de contactos eficaz no mundo online:

1. ESTABELEÇA OS SEUS OBJECTIVOS

O networking eficaz requer propósito e preparação. Portanto, antes de começar, esclareça quais as suas metas e objetivos. Em seguida, identifique as pessoas que o podem ajudar a alcançar esses objetivos. Onde estas pessoas se encontram? Qual a melhor maneira de entrar em contacto com eles – por meio do Linkedin, Facebook, numa conferência online ou por email? Quais são os problemas com os quais lidam e como pode ajudar a resolvê-los? Ao abordar esses problemas com antecedência, evitará perder um tempo valioso, tanto o seu, como o deles.

2. ESTEJA PRESENTE NO MUNDO DIGITAL

A frase “só é lembrado quem é visto” é uma verdade. Mantenha suas redes actualizadas e publique conteúdos interessantes e estratégicos para que possam reparar em si. Tire partido do Linkedin, o escritório virtual da Internet, onde estão presentes oportunidades de trabalho e as pessoas que podem vir a pertencer à sua rede de contactos profissionais. Interaja com publicações relevantes no Linkedin, bem como de pessoas que gostaria que fizessem parte da sua rede de contactos.

3. OFEREÇA ANTES DE RECEBER

Ajudar pessoas é a melhor forma de começar. Ajudar de forma genuína é uma maneira de reforçar o seu interesse em fortalecer o seu relacionamento profissional.

Verifique quem poderá realmente ajudar, sem querer nada em troca. Poderá significar compartilhar recursos úteis, feedback e referências usando as plataformas online. É muito provável que essas pessoas nunca mais se esqueçam da sua ajuda e o recomendem a muitas outras pessoas.

4. PARTICIPE EM EVENTOS ONLINE

Webinars, entrevistas, conferências e palestras…muitos são os eventos que decorrem em várias redes sociais. Escolha os eventos mais adequados à sua área de negócio para estar presente e seja também o organizador de eventos online.  Assim, terá a oportunidade de chegar a pessoas de todas as partes do mundo, ter um alcance muito maior, e atrair pessoas que poderão fazer parte da sua rede.

5. SEJA AUTÊNTICO

Ao colocar a sua personalidade e valores na sua abordagem, irá transmitir transparência, autenticidade e sinceridade, levando a que as pessoas confiem em si.

Da mesma forma, a sua autenticidade vai fazer com que se destaque dos demais, pois cada pessoa é única e tem a sua própria história, valores e missão profissional.

 


Não sabe por onde começar? A Ginkgo pode ajudá-lo a construir a sua rede de contactos no meio digital, através de uma presença digital consistente e apelativa, de acordo com os seus objectivos e necessidades.

Tire partido da Era Digital e comece hoje mesmo a construir o futuro da sua marca!

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FONTES
Forbes | Rockcontent

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