Marketing Digital: 5 estratégias nesta época de consumo - Ginkgo Design Studio
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Marketing Digital:
5 estratégias nesta época de consumo

By Novembro 26, 2019 Novembro 27th, 2019 No Comments

A Black Friday chega já esta semana, a 29 de Novembro, e com ela inicia-se a época das compras de Natal.
A “Sexta-Feira negra” dos descontos é um dia em que os portugueses estão mais atentos à publicidade, mais receptivos a promoções e portanto, mais predispostos a comportamentos de consumo. “O consumo continua até ao Natal, o que significa que o Black Friday não é um momento isolado”, disse Joana Bastos, Industry Manager na Google, em comunicado.

Segue-se depois a Cyber Monday e o Natal. Uma época, portanto, de muitas compras, e a oportunidade ideal para as lojas, empresas e negócios tirarem partido desta altura do ano para investir no marketing digital, chamar a atenção dos consumidores, conquistar clientes e aumentar as vendas.
Nesta época em que a Ginkgo trabalha o marketing digital dos seus clientes com um planeamento e estratégia diferentes relativamente ao resto do ano, deixamos algumas dicas essenciais:

1. Uso do Email marketing
O envio de newsletters é uma maneira eficaz de informar os clientes sobre as suas promoções de Natal, poupando tempo e custos. Uma campanha de email marketing pode substituir a impressão de dezenas de panfletos publicitários para enviar aos clientes, estando todo o processo à distância de um clique.
É possível personalizar as suas promoções festivas para determinados grupos de clientes, com estratégias distintas para os vários públicos-alvo.
Assim, a mensagem enviada vai ser direccionada para o público-alvo mais adequado, aumentando as hipóteses de venda.

2. Tirar partido das redes sociais
Os consumidores passam cada vez mais tempo nas redes sociais, por isso, é crucial a implementação de um planeamento e estratégia específicos nesta altura do ano. A estratégia da publicação de posts deve ser adaptada consoante os produtos que se pretendem vender, e o Design é muito importante para passar as emoções certas e activar os gatilhos psicológicos pretendidos.
É cada vez mais frequente os consumidores entrarem em contacto directo com as marcas, para pedirem informações sobre o produto que desejam e até mesmo interagindo através de gostos e comentários. Uma das novas tendências que se tem verificado nos consumidores, é a publicação de fotografias nos seus perfis, onde identificam as marcas das suas roupas, acessórios ou produtos, que estão a usar, com as famosas hashtags, criando assim uma interacção directa com a marca.
É importante personalizar as hashtags de acordo com a época, de forma a poder aparecer mais facilmente nas pesquisas e aumentar o alcance.

3. Investir numa loja online
Se ainda não tem uma loja online, esta é a altura ideal. As redes sociais podem não ser suficientes para agilizar o seu negócio, sendo essencial um espaço próprio destinado à venda dos seus produtos.
Além disso, as vendas de Natal geram um aumento de tráfego considerável para o e-commerce. É necessário investir numa loja online que suporte o grande número de pessoas a navegar no seu site ao mesmo tempo. Uma plataforma adequada com os serviços certos garante a entrega dos produtos dentro dos prazos previstos.

4. Sorteios e concursos
Concursos e sorteios são acções que possuem um potencial enorme e o Natal é uma época muito propícia aos consumidores, que querem “ganhar” presentes.
Faça concursos para estimular a participação e a criatividade da sua audiência. Algumas ideias de concurso são frases, fotos, votação, legendas ou vídeos. Uma outra tendência comum em sorteios nas redes sociais, é pedir ao participante para seguir a página do negócio, e marcar amigos nas fotografias. É possível assim aumentar o número de gostos e aumentar a populariedade das páginas de redes sociais.

5. Sugestões de presentes
Utilize o seu site e redes sociais para fazer sugestões de presentes. Ao contrário das comemorações como o Dia da Criança, Dia do Pai ou Dia do Namorados, esta época é muito mais ampla pois toda a gente é um potencial consumidor e um potencial candidato a receber um presente. A dica é criar algumas páginas com sugestões de presentes. Podem ser ideias para o amigo secreto do trabalho, para família, filhos, pais, amigos e outras opções que permitam divulgar os seus produtos.


O método Ginkgo baseia-se na personalização ao negócio de cada cliente, atendendo aos objectivos e ao público-alvo específico de cada negócio.

Cada empresa é única e por isso a nossa gestão de Marketing Digital passa pelos seguintes pontos, adaptados especificamente para cada cliente:

✓ Planeamento e estratégia
✓ Design e identidade
✓ Criação de copy e conteúdo
✓ Gestão e Interação
✓ Monitorização

O seu negócio está pronto para o Natal? Consulte o nosso portefólio e conte-nos o que o seu negócio precisa para crescer nesta época!

Fontes:
https://www.idealista.pt/news/financas/economia/2019/11/20/41569-portugueses-cada-vez-mais-atentos-a-black-friday-mas-o-consumo-continua-ate-ao-natal
https://www.hallaminternet.com/seasonal-digital-marketing-strategies/
https://resultadosdigitais.com.br/blog/campanha-de-natal/

 

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