Landing Pages: o que são e quais as vantagens? - Ginkgo Design Studio
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Landing Pages: o que são e quais as vantagens?

By Abril 23, 2020 No Comments

Uma Landing Page (página de captura, página de conversão ou página de destino, em português) é uma página web que tem como objectivo principal remeter o visitante para uma acção específica.

Tem como principal propósito apresentar um apelo imediato à compra/acção, fazendo com que o visitante se torne numa oportunidade, contacto ou cliente de uma marca, podendo levar a taxas altas de conversão. As conversões pretendidas podem ser diversas, tais como obtenção de dados, contactos, partilhas ou seguidores e por fim, a venda.

Assim, o objectivo primário de uma landing page é gerar leads. Sabe o que são?
Leads são pessoas que demonstraram interesse em adquirir o produto ou serviço da sua empresa, por meio do preenchimento de formulários online com seus dados de contato. O lead, portanto, é um potencial cliente.

No fundo pretende-se que as leads continuem a caminhar pelo funil de vendas em direcção à compra. O funil de vendas, também chamado de pipeline, é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente do primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda — em alguns casos, além dela.

As landing pages contêm normalmente menos elementos do que, por exemplo, uma homepage. Ao contrário da página inicial de um site, que geralmente é mais genérica e abrangente, as landing pages são mais objectivas e criadas estrategicamente para despertar a curiosidade, criar interesse e provocar desejo no público-alvo, levando-o a concretizar uma acção.

Na prática, quais são as vantagens?

1. EFICIÊNCIA
Enquanto o site da sua empresa traz informações sobre toda a sua marca e negócio, a landing page é directa e objectiva, comunicando um produto, promoção ou acontecimento, focando o cliente no essencial, evitando dispersões.
O visitante vai visualizar somente o que pretende que ele veja. Poderá adquirir o produto ou serviço, e depois, poderá ser redirecionado ao site da sua empresa para conhecer melhor a sua marca e adquirir mais serviços e produtos.

2. BAIXO CUSTO
Uma landing page está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano, ao contrário de outros meios e materiais de marketing sujeitos a limitações como horários, fornecedores e impressão em papel, que acarretam também vários custos. Uma landing page está sempre online e disponível a partir de qualquer parte do mundo, apresentando por isso um baixo custo em relação ao seu potencial benefício.

3. CONTACTO DIRECTO COM O CLIENTE
Utilizar sua landing page para capturar o endereço eletrónico do visitante pode constituir uma estratégia essencial. Para gerar leads, pode utilizar a landing page para oferecer algo gratuitamente (ex: e-book) em troca do nome e email, respeitando, obviamente, as normas de RGPD. Posteriormente poderá fazer uso dos novos contactos para fins de email marketing (newsletters), publicitando os seus produtos e serviços.

4. AUMENTO DE SEGUIDORES NAS REDES SOCIAIS
Pode utilizar a landing page para direccioná-lo para o Facebook, Instagram ou a rede social que preferir, permitindo ganhar seguidores e conhecer melhor o seu público, bem como mantendo-o informado de todas as novidades.

5. AUMENTO DAS VENDAS
Uma das principais funções da landing page é gerar conversões e adquirir novos clientes. Quanto melhor trabalhada for a estratégia de Marketing de uma landing page, melhor serão os resultados, aumentando as vendas e os lucros da sua empresa.


Uma landing page bem trabalhada faz com que o utilizador se sinta tentado a comprar ou executar a acção que sua página propõe. Seja adquirir um produto, fazer o download de um e-book ou obter um desconto na primeira compra da sua loja.
A Ginkgo desenvolve landing pages de forma clara, precisa e organizada, de acordo com os objectivos do seu negócio e assente numa estratégia rentável e lucrativa.
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Fontes:
vwo | hubspot | Rockcontent | Square2marketing

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