Infografia: como torná-la aliada do seu negócio? - Ginkgo Design Studio
DesignDesign Gráfico

Infografia: como torná-la aliada do seu negócio?

By Julho 30, 2020 No Comments

No meio de tanta informação disponível em toda a parte, como podemos atrair a atenção do seu público-alvo de maneira rápida e eficaz?

Um dos meios mais eficazes, é através do uso de infográficos atraentes e informativos.
Os infográficos traduzem informação de uma maneira visualmente agradável e facilmente compreensível.

Por vezes, a informação a transmitir pode parecer assustadora se não for apresentada de forma visual. Manchas de texto, estatísticas, percentagens e números… tornam-se elementos confusos, complexos e pouco cativantes, se não forem apresentados da maneira certa.

Mas os infográficos bem realizados podem tornar-se a maneira mais clara e acessível para transmitir conhecimento a um público.

Os infográficos têm inúmeras aplicações, quer nos meios digitais, quer nos meios de comunicação clássicos:

  • Apresentações para reuniões, conferências, palestras e masterclasses
  • Conteúdos para redes sociais (posts, stories e destaques)
  • Livros e Ebooks
  • Websites e Landing Pages
  • Panfletos e flyers

E na prática, quais são as principais vantagens dos infográficos?

1. Simplificar
Como diz o provérbio, “uma imagem vale mais que mil palavras”. Infográficos eficazes transmitem muito conteúdo ocupando menos espaço que um texto, mas também em menos tempo possibilitam uma compreensão imediata com um simples olhar. Os infográficos extraem os factos e informações mais essenciais e apresentam-os da maneira mais relevante e simplificada.

2. Cativar a atenção
Todos nós somos seres visuais e os infográficos são a chave para despertar a atenção e cativar uma audiência, seja ela presencial ou virtual. Em poucos segundos, é possível transmitir uma ideia através de um único olhar a um infográfico.
O Design pode ser suficiente para cativar, mesmo para aqueles que não têm interesse nas informações a apresentar, sendo possível reter a atenção e comunicar uma mensagem de forma imediata.

3. Ser memorável
Os infográficos certos tornam as mensagens mais eficazes do que quaisquer palavras ou texto. O uso criativo de cores, linhas e formas tornam os infográficos únicos e memoráveis.
Por isso, a maneira visual como estão apresentados faz com que seja possível reter a ideia mais facilmente e permanecer na memória por muito mais tempo.

4. Demonstrar conhecimento
Os infográficos fazem uso de tabelas, gráficos, esquemas, diagramas, fluxogramas e ícones. Essa representação visual demonstra experiência no assunto e pode aumentar a credibilidade na informação a transmitir.

5. Aumentar o valor da marca
Os infográficos devem complementar a identidade visual da sua marca, sendo facilmente associáveis à sua empresa.
A infografia atribui valor à sua marca, podendo demonstrar autoridade na sua área de negócio, quando bem aplicada. Se a audiência considerar valor nos infográficos apresentados, vai quer partilhar com outras pessoas, podendo difundir-se nas redes sociais. Informação transmitida através de infográficos pode mais facilmente tornar-se viral, gerando publicidade gratuita, alcance e consequentemente… crescimento e aumento de vendas.


Preparado para fazer da infografia uma aliada do seu negócio?
Fale connosco!

 

Fontes:
unahealydesign.com | naldzgraphics.net | tradepressservices.com

Deixe o seu comentário