Estratégias para as empresas em época de incertezas - Ginkgo Design Studio
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Estratégias para as empresas em época de incertezas

By Março 18, 2020 No Comments

Todos nós enfrentamos um momento sem precedentes. Num mundo de imprevisibilidade e complexidade crescente, o New York Times enfatiza o que todos nós estamos a sentir “Ninguém tem um manual para isto”.
Para quem tem uma empresa ou um negócio, que depende de várias pessoas para garantir o seu normal funcionamento, esta época revela-se um desafio ainda maior.
Faça já uma mudança, invista nas áreas certas, sendo na identidade da sua empresa, num planeamento de estratégia de marketing digital, em loja online, redes sociais ou até em projectos para o seu espaço.
O COVID-19 provavelmente já afectou pessoas de todas as partes do ecossistema que contribuem para o seu negócio. Em momentos tão exigentes como estes, deixamos algumas estratégias que podem ajudar o seu negócio a ultrapassar os desafios que se avizinham:

1. INFORMAÇÃO APOIADA EM FACTOS
A situação em torno do COVID-19 evolui minuto a minuto. Para optimizar tempo e poder focar-se nos assuntos mais importantes, pode nomear pessoas específicas dentro da sua empresa para se manterem actualizadas e garantir que esses factos são compartilhados entre todos.
No entanto, é importante escolher fontes credíveis como a Direcção Geral de Saúde, ECDC, WHO, seguindo todas as estratégias recomendadas. É importante não partilhar informação de fontes não credíveis, que para além de poderem passar informação falsa, contribuem para espalhar o medo e ansiedade, que são contraproducentes.

2. ADAPTAR À MUDANÇA TIRANDO PARTIDO DO LADO POSITIVO
Com os funcionários a trabalhar em regime de teletrabalho, tentando conciliar a vida pessoal e a vida profissional no mesmo espaço, nascem novos desafios e mudanças que urgem rápida adaptação.
Mantenha-se permeável e não resista à mudança, nesta altura em que novas aprendizagens a novas ferramentas de trabalho são exigidas. Aproveite esta altura para tornar a sua empresa mais moderna e mais digital, nesta época é que a Internet é o nosso melhor recurso.

Procure sempre o lado positivo: que aprendizagens é possível retirar de forma a beneficiar a sua organização e as pessoas que nela trabalham? Como os esforços de recuperação podem fortalecer as capacidades e o bem-estar de sua força de trabalho?
Esteja atento aos apoios do Governo que poderão ajudar a sua empresa e planeie como os pode utilizar da melhor forma.

3. APRIMORAR A COMUNICAÇÃO
Uma comunicação clara e confiável é essencial no meio de uma crise. Falamos de comunicação entre os vários grupos – equipa, clientes, rede de contactos, fornecedores, comunidade – que poderá não estar optimizada, pois para além de englobar muita gente de vários sectores, todos se encontram a trabalhar à distância, o que pode ser motivo de falhas de comunicação e mal entendidos.
Tire partido das ferramentas disponíveis para que o fluxo de trabalho flua da melhor forma, agilizando reuniões e conferências (ex: Skype e Hangouts Meet)

4. AUTOCUIDADO E DOS SEUS FUNCIONÁRIOS
Nunca descure o seu autocuidado, seguindo as recomendações da DGS para protecção individual. Lembre-se que a saúde é o mais importante e que ao seguir todas as medidas recomendadas, incentivando-as aos seus funcionários, previne-se a doença e o absentismo.

5. FAZER PLANOS PARA A RECUPERAÇÃO
É importante lembrar que a crise é passageira, dentro de alguns meses a vida irá, gradualmente, voltar ao normal. Por isso, é tempo de reflectir e planear: o que podemos fazer agora para colher frutos mais tarde? Em que áreas devemos apostar para divulgar a nossa marca agora?

6. INVESTIR NAS ÁREAS CERTAS

  • RE-DESIGN DA IDENTIDADE DA SUA MARCA
    Apostar na comunicação online é essencial, nesta altura que as pessoas passam mais tempo diante de um écran, receptivas a nova informação. Aproveite agora para investir na imagem da sua marca. O seu logotipo é o mesmo há 10 anos e encontra-se já desactualizado? Aproveite agora para solicitar o Re-Design da imagem do seu negócio.
  • PLANEAMENTO DE ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL
    Uma fase de mudança implica um novo planeamento, ajuste os seus objectivos a uma nova estratégia na àrea digital. Determine o que pode ser feito nestes meses em que está em teletrabalho e nos meses seguintes de recuperação.
  • LOJA ONLINE
    A sua loja física está fechada? Invista numa loja online, em que poderá ter os seus produtos 24h/dia disponíveis para compras, à distância de um clique. Os consumidores continuam a precisar que os bens lhes cheguem a casa e nada melhor do que tirar partido desta época para disponibilizar os seus produtos numa loja virtual.
  • GESTÃO DE REDES SOCIAIS
    Como já vimos, o mundo digital não pára e a publicidade nas redes sociais pode ter agora várias janelas de oportunidade. Isoladas nas suas casas, nunca as pessoas passaram tanto tempo nas redes sociais. O recurso aos posts no Facebook e Instagram, publicitando os produtos da sua empresa, serão mais procurados, desejados e necessários nesta época de privações.
  • PROJECTOS 2D e 3D
    Aproveite este tempo de restrição social para investir em projectos para os quais não tenha tempo. Como planear, projectar e remodelar o seu espaço de sonho pode ser uma boa estratégia que o mantenha positivo a olhar para o futuro e o ajude a ultrapassar esta fase conturbada. Foque-se em coisas que lhe dão prazer e que o fazem tornar os seus meios envolventes mais confortáveis e esteticamente agradáveis para a sua família e para o seu negócio.

A Ginkgo Design Studio tem disponíveis estes e outros serviços para ajudar o seu negócio a ultrapassar esta fase desafiante. Dispomos da experiência e dos recursos necessários para ajudar os negócios e as empresas a passarem esta fase de forma a minimizar os danos, tirando partido deste mercado em transformação.

Dada a situação do país, estamos a preparar descontos e packs especiais a pensar em si e no seu negócio.

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FONTES
globalwellnessinstitute.org | neilpatel.com | ihodl.com

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