O Design Thinking é uma estratégia muito utilizada no meio empresarial, que migrou recentemente para a área escolar e pedagógica. Esta estratégia consiste em uma série de processos que visam facilitar o pensamento, o planeamento e o desempenho de determinados projectos. Na educação, o seu uso facilita a organização do raciocínio e aprendizagem das crianças. O principal recurso deste conceito é estimular a valorização do pensamento lógico e criativo durante a aprendizagem.
Na prática, quais as vantagens para as crianças?
1. Estímulo da criatividade
Ao imaginar soluções para o problema apresentado, a criança consegue desenvolver o sentido de criatividade e capacidade de inovar, aprendendo a pensar além dos padrões habituais.
Assim, o Design Thinking estimula a expansão do pensamento, a busca pelo conhecimento e a habilidade de trazer respostas originais ao longo da vida das crianças, no decorrer do seu crescimento até à vida adulta.
2. Promoção de empatia
Este é um dos principais focos do Design Thinking. Esta abordagem estimula o espírito de grupo no sentido colectivo. As soluções devem ser pensadas de forma compartilhada e o grupo deve chegar a um consenso sobre qual o melhor caminho a seguir para a resolução de problemas. Durante o processo, será necessário colocar-se no lugar do outro, entender as suas necessidades, motivações e conseguir trabalhar a partir dessas características, encontrando um consenso durante a resolução de problemas.
3. Foco nas soluções
Outro grande objectivo do Design Thinking é encontrar soluções. Por esse motivo, diversas empresas utilizam esta abordagem para resolver problemas e encontrarem soluções reais para os resolver. O mesmo se aplica às crianças que passam a dominar essa ferramenta. O foco das crianças está concentrado na busca por resoluções, alternativas e opções que tragam respostas concentradas aos desafios apresentados, estimulando a mente e o espírito crítico para resolver problemas.
4. Aplicação prática
Com uma mente treinada para Design Thinking, as crianças passam a aplicar a mesma maneira de pensar, aos problemas da vida de carácter pessoal, questões familiares e desafios escolares. As crianças começam a encarar os desafios da vida com uma visão mais positiva, e com maior facilidade para resolver as questões práticas do quotidiano.
Ao desenvolver habilidades como empatia, foco em soluções e inovação, serão futuros adultos aptos a enfrentar um mundo profissional competitivo e em constante movimento!
Na prática, como é que o design thinking é aplicado na educação infantil? Não há uma receita pronta. Existem muitas maneiras de o fazer, porque cada vivência que essa iniciativa promove é diferente. Para organizar as ideias durante o processo, seguem algumas orientações:
- Abordar uma curiosidade a partir de vivências e ocorrências reais
- Identificar determinado problema ou ocorrência
- Elaborar questões-chave para nortear a condução do processo
- Formular hipóteses
- Fazer imersão no contexto das questões-chave
- Criar possibilidades
- Fazer experiências se necessário
- Apresentar a culminância de todo o processo com soluções criadas consensualmente pelo grupo
E alguns exemplos do que pode ser feito:
- Formar listas;
- Usar post-its;
- Colar fotos;
- Fazer desenhos;
- Fazer colagens.
Gostaria de implementar o Design Thinking na educação do seu filho mas não sabe como?
Conforme a idade da criança, preparamos actividades de Design Thinking criativas e originais de forma a que possam beneficiar todas as vantagens desta importante ferramenta.