
CRM significa Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um software que faz a gestão da interacção com o cliente. Tem como objectivo a satisfação e fidelização do cliente, a partir da optimização, automatização e organização dos processos, ajudando a reduzir custos e aumentar os lucros e vendas do negócio.
Na prática, um CRM ajuda sua empresa a dispensar os processos obsoletos e o esforço manual, para que o seu negócio possa progredir. A plataforma organiza as contas e contactos de forma acessível, em tempo real, acelerando e simplificando o processo de vendas.
Mas na prática, quais são as vantagens concretas?
1. VISÃO AMPLIADA DO NEGÓCIO
O CRM usa a centralização de informações, disponíveis para todos os colaboradores, a qualquer hora e em diferentes dispositivos.
Tudo isso contribui para uma tomada de decisões mais ágil, mesmo em projectos que envolvem vários sectores da empresa. Assim, é possível coordenar, por exemplo, uma equipa de marketing, enquanto acompanha com simplicidade e transparência as acções do pessoal de vendas.
O CRM permite alinhar, com facilidade, as suas acções com os esforços de outras áreas.
Da mesma forma, é possível identificar soluções para problemas que surjam, para que a empresa possa alcançar os objectivos definidos.
2. AUMENTO DA PRODUTIVIDADE
A produtividade é um dos objectivos mais recorrentes nas empresas: fazer mais com menos recursos.
O CRM promove a produtividade devido à melhoria na comunicação, da criação de processos mais eficientes e da centralização das informações sobre os clientes.
Este software multiplica a produtividade de um negócio, pois optimiza o rendimento de cada colaborador ao agilizar etapas e processos.
3. ACOMPANHAMENTO DE LEADS
É muito raro que uma venda seja realizada no primeiro contacto, o que faz do follow-up uma etapa vital de um processo comercial bem-sucedido.
Segundos as estatísticas, 80% dos contactos precisam de 5 follow-ups antes da venda, o que prova o quanto acompanhar o cliente durante o processo de compra aumenta as hipóteses de sucesso.
O CRM ajuda precisamente nisso, ao disponibilizar os recursos necessários para fazer o acompanhamento completo dos leads até à concretização da venda.
4. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O planejamento estratégico define o quanto uma empresa pode realizar e até onde conseguirá chegar, com os recursos que tem.
Ao ser uma central de informações, o software CRM contribui para um planeamento estratégico através dos seguintes dados:
- Histórico de interações com o cliente;
- Informações do contacto;
- Histórico de compras de cada cliente;
- Desempenho de um sector e de profissionais individuais;
- Entre muitos outros.
5. FORTALECIMENTO DO BRANDING DA EMPRESA
O Branding da marca é algo essencial, e o CRM vai ajudar na forma com os seus clientes vão percepcionar e interagir com a sua marca.
O CRM vai ajudar a sua empresa a converter mais clientes e, por meio do acompanhamento dos clientes, vai ajudá-los a ter bons resultados com o produto.
Caso aconteça algum problema, a equipa de atendimento será capaz de resolver a situação com rapidez.
Todos esses pontos positivos vão impactar o público e melhorar a experiência do consumidor, influenciando o branding de uma forma indirecta.
Assim, O CRM é uma peça importante para organizar processos e permitir que a marca tenha um melhor posicionamento no público.
6. AUMENTO DAS VENDAS
Esta é a consequência de todas as vantagens anteriores. Acima de tudo, o CRM ajuda a optimizar tempo, processos e recursos, facilitando não só o trabalho interno entre todos os membros da empresa, como melhora a relação com o cliente, fidelizando-o para que compre mais do que uma vez ao longo do tempo.
Sente a necessidade de optimização de processos na sua empresa para aumentar as vendas? Considera que a sua empresa poderá beneficiar de um software de CRM?
Deixamos algumas sugestões de CRM:
Precisa de ajuda nalguns destes processos de CRM para a sua empresa?
FONTES
crmpiperun | rockcontent | hubspot