1- CONHECER A AUDIÊNCIA
Estudar as empresas do cliente e o mercado de actuação é uma das peças-chave para orientar o discurso e cativar o público.
Perceber quais são as necessidades da audiência é fundamental para apresentar as melhores soluções, resolver problemas e corresponder às expectativas.
2- SER SUCINTO
Estabelecer um tempo limite é essencial para focar no mais importante a apresentar. Apresentações longas e com muitos slides fazem com que o público se desconcentre, fique desatento e não se foque no discurso.
Se tiver muitos detalhes técnicos e muita informação a apresentar, crie anexos: no decorrer da apresentação, caso perceba que há tempo, apresente os anexos. Caso contrário, pode apresentá-los no final aos clientes interessados, podendo construir relações individuais com alguns elementos do público.
3- VISUAL CUIDADO E ORIGINAL
Em vez de usar um template pré-definido, por que não ter o seu próprio modelo de apresentação? Para além de demonstrar criatividade e cuidado visual, cativa e supreende o público.
É importante colocar pouco texto nos slides, usando tópicos para destacar a informação. Para além de pouco apelativas visualmente, as manchas de texto dificultam a leitura e diminuem o foco da audiência. Abuse dos infográficos para facilitarem a compreensão e cativarem a atenção. Escolha cores apelativas, mas evite tons escuros que deixem o visual pesado ou cores vibrantes que perturbem o foco e a visualização.
4- ENCADEAMENTO & CONTEÚDO
Para que a sua apresentação não fique demasiado abstracta, transforme as suas ideias em histórias e exemplos. Mantenha seus pontos fundamentados com base na realidade e em experiências do dia-a-dia com as quais o público se identifique. Não só ajuda à compreensão das ideias mais complexas, como cativa os sentimentos e sentidos da plateia. É também essencial que a apresentação tenha uma estrutura e uma sequência lógica com princípio, meio e fim. Termine a apresentação com as soluções ideais que todos esperavam para resolver as questões apresentadas ao longo dos slides.
5 – SER OBJECTIVO
Use argumentos sólidos, focados na solução/serviço/produto que vai oferecer. Seja claro ao explicar os benefícios, atributos, características e vantagens comerciais na apresentação da solução. É importante que o cliente perceba tudo que está a ser oferecido e sinta necessidade em adquirir aquilo que lhe está a oferecer.
6- ENSAIAR ANTES DE APRESENTAR
Depois de ter o guia e os slides da sua apresentação prontos, é altura de pensar em praticar o discurso.
Esta fase de treino é fundamental para o sucesso da apresentação. Além de preparar o apresentador, o treino reduz a ansiedade e as expectativas que precedem o evento empresarial. A perspectiva de subir ao palco pode ser intimidante e gerar inseguranças em relação a eventuais interferências da audiência e ao seu próprio estado emocional. Praticar a apresentação torna o apresentador mais confiante e tranquilo e aumenta as hipóteses da apresentação fluir quase que espontaneamente.
A Ginkgo Design Studio ajuda os seus clientes a preparar as melhores apresentações, para que faça sucesso perante os seus clientes. Preparamos slides com um visual cuidado e com um toque criativo, usando infográficos e esquemas para representar as suas ideias da melhor forma. Consulte o nosso portfólio e conte-nos como gostaria da sua apresentação.
Fontes:
articulatemarketing | agendor | soappresentation