
Sabe como construir uma campanha publicitária? Muitas vezes, os empresários acabam por estar focados na gestão dos seus negócios e acabam por deixar o Marketing de lado, colocando outras prioridades em primeiro lugar.
No entanto, com as ameaças crescentes no comércio físico, é preciso reavaliar as prioridades e tirar o máximo partido das potencialidades do mundo digital. Com o aumento do risco para muitos negócios, a solução pode estar à distância de um clique!
Nesta Era, ignorar o poder da internet nos negócios, significa perder enormes oportunidades de crescimento e prosperidade. Se a sua empresa pretende alcançar o sucesso, independentemente do sector, é fundamental investir na presença online para que seja possível estar mais próximo dos seus clientes, poder aumentar as vendas e atingir as facturações desejadas.
As campanhas publicitárias são uma das melhores estratégias de Marketing que permitem ter um bom retorno, se bem planeadas e executadas.
Por onde começar para construir uma campanha publicitária de sucesso?
1. DEFINIR OBJECTIVOS
Definir objectivos permite avaliar o sucesso das metas, como também vai ajudar no planeamento. Alguns objectivos possíveis são:
- Promover um novo produto
- Aumentar as vendas
- Aumentar o número de clientes
- Aumentar o número de seguidores nas redes sociais
- Melhorar a taxa de retenção
- Melhorar a percentagem de clientes recorrentes
- Aumentar o conhecimento da marca
Deverá também quantificar cada objectivo: pretende aumentar as vendas em 30%? Pretende ganhar 100 novos clientes? Quanto mais específico, mais facilmente podemos estabelecer as medidas para cada objectivo.
2. CONHECER O SEU PÚBLICO-ALVO E PERSONA
Compreender quem é o público com maior potencial de interesse de uma empresa é um dos factores essenciais ao seu sucesso e crescimento.
Definir o público-alvo e a sua persona vai ajudar a determinar onde o seu cliente chave passa a maior parte do tempo on-line e como alcançá-lo da maneira mais eficaz possível. Quanto mais soubermos sobre o seu público, mais facilmente podemos prever que tipos de campanha irão resultar melhor. Quanto mais específica for a definição do seu cliente ideal, mais facilmente poderá construir a sua campanha publicitária e aumentar o seu sucesso.
Neste nosso artigo poderá aprender a distinguir persona e público-alvo, para que possa defini-los com clareza.
Desta forma, é possível alinhar as acções de Marketing com as características dos seus potenciais clientes, de forma a atingir, mais facilmente, os objectivos que traçou para a sua campanha.
3. ESCOLHER OS CANAIS DA CAMPANHA PUBILICITÁRIA
Existem diversos meios de publicidade que uma empresa pode escolher para a divulgação da sua campanha. Cada um destes meios apresenta características distintas, sendo fundamental adequar o meio aos objectivos pretendidos.
- Publicidade impressa – ex: Jornais, revistas, flyers, panfletos, catálogos
- Publicidade de massas – ex: Anúncios de TV e rádio
- Publicidade exterior – ex: mupis, outdoors, lonas publicitárias
- Publicidade digital – ex: anúncios online em redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin) e Motores de Busca (Google)
Embora os meios de publicidade digital tenham cada vez maior procura e alcance, os meios de comunicação tradicionais continuam a ter um importante papel, pelo que podem ser tidos em conta na hora de escolher o meio mais adequado para construir a sua campanha publicitária.
4. DESIGN E COPY DOS ANÚNCIOS
O próximo passo é criar o conteúdo da sua campanha. Depois de definir os canais, é o momento de criar os conteúdos visuais e escritos, adaptados a cada canal.
Para cada campanha, os Designers da Ginkgo trabalham vários aspectos desde a tipografia, as imagens, a composição/layout, recorrendo à psicologia das cores conforme os objectivos da publicidade. Poderão ser usadas fotografias impactantes, iconografia e ilustrações, de forma a melhor traduzir a imagem da campanha. O objectivo do Design é que o resultado final seja atraente, criativo e único.
Uma escrita impactante, através do copywriter e até de um bom storytelling, irá complementar o Design e determinar o sucesso da campanha.
Nas campanhas digitais pode adicionar o call-to-action de acordo com os objetivos traçados, sendo possível condicionar o comportamento e as acções do público, rumo ao sucesso da campanha.
5. INICIAR E MONITORIZAR CAMPANHAS
Ao lançar a campanha de marketing, é importante ir avaliando como está a ser recebida, fazendo pequenas (ou grandes) mudanças que podem ajudar a torná-la mais bem-sucedida. Podem ser necessários ajustes ao longo do caminho para atingir os seus objectivos e garantir o sucesso.
6. AVALIAR RESULTADOS
Depois de terminada, é importante analisar métricas e avaliar resultados. Acima de tudo, devem ser avaliados se os objetivos foram cumpridos e, se não tiverem sido, encontrar as possíveis causas e soluções.
Esses insigths poderão ser utilizados para planear a sua próxima campanha e torná-la ainda mais eficaz.
Recorrer a profissionais experientes e qualificados é o factor-chave para construir uma campanha publicitária de sucesso. No meio de tantos pontos a ter em conta, é muito comum o cliente investir num meio de publicidade pouco adequado ao público-alvo e desajustado aos objectivos da sua campanha, resultando numa publicidade mal sucedida e em perda de investimento.
A Ginkgo Design Studio trabalha em conjunto com os seus clientes, em campanhas personalizadas às necessidades de cada empresa. A nossa prioridade é um Design único e criativo, em que a estratégia de cada campanha acompanha a individualidade e identidade de cada marca. Iremos fazer da sua publicidade, uma campanha de sucesso!
Vamos trabalhar juntos?