fbpx
DesignDesign Gráfico

A importância do Design Editorial nas suas publicações!

By Abril 15, 2021 No Comments
Design Editorial

O Design Editorial é a área do Design Gráfico responsável pela organização da informação para os meios editoriais, sejam eles impressos ou digitais. 

O Design Editorial tem um grande impacto na forma como a informação escrita é entendida. Os designers editoriais trabalham diversos elementos, tais como  tipografia, grelhas, hierarquia visual, alinhamento e conjugação de texto com imagens. 

Revistas, livros, catálogos, relatórios de contas, brochuras… são apenas alguns exemplos de publicações editoriais que devem ser trabalhadas por profissionais experientes, que possam assegurar a qualidade do resultado final. 

A equipa de Design Gráfico da Ginkgo trabalha as suas publicações editoriais, de forma a assegurar os principais objectivos em relação a cada tipo de publicação:

Transmitir a mensagem desejada

O objetivo do design editorial é tornar as publicações atraentes, visualmente interessantes e fáceis de ler. No entanto, fazer o Design de uma revista é diferente de trabalhar um relatório de contas, pelo que é essencial saber as especificações que cada tipo de publicação exige. 

Cada publicação editorial é única e deve ser trabalhada de acordo com essas especificações, pois só assim é possível transmitir a mensagem desejada.

Da mesma forma, é essencial adaptar ao suporte da publicação editorial – digital ou impressa – pois cada tipo tem as suas especificidades, quer a nível de tipografia, grelhas, alinhamentos e até hierarquia. 

 

Destacar-se da concorrência

Alguns tipos de publicações permitem ter mais liberdade criativa do que outros. Sempre que o tipo de publicação assim o permite, é essencial apostar na criatividade de forma a que a marca se distinga da concorrência. Se se tratar de uma revista, a capa pode ser trabalhada de forma a conjugar a tipografia e as imagens de forma única e original, para um resultado cativante e que desperte a atenção do leitor. Relativamente ao conteúdo, podem ser usados infográficos mais criativos, que não só facilitam a comunicação como ajudam a reter a informação.

 

O Reconhecimento da marca

É essencial que a sua publicação editorial esteja alinhada com o branding e identidade visual da sua marca. Apenas o Designer gráfico poderá trabalhar vários detalhes como tipografia, cores, padrão visual e estilo de imagens, de forma a que este tipo de publicação possa reflectir a essência e valores da sua marca.

Pretende-se, não só, que a sua publicação editorial seja única, como seja associada à marca do seu negócio de forma a que permaneça na memória do público. 

Um bom design editorial é coeso, claro e atrai os leitores, conforme o objectivo.

 

Converter clientes 

Quando bem executado, o Design editorial converte clientes e aumenta as suas vendas. Se estivermos a falar de catálogos, por exemplo, a apresentação dos produtos deve ser trabalhada de forma estratégica de forma a torná-los desejados pelo leitor. O Designer irá trabalhar as fotografias de forma a torná-las apelativas e únicas, de forma a que seja possível aumentar as suas vendas e converter clientes. 

 

 


Tem um projecto para uma revista e gostaria de lhe dar vida?

Tem um negócio que precisa de publicidade por meio de brochuras digitais?

Escreveu um livro mas precisa de o fazer nascer?

Tem uma loja online e gostaria de enviar por email um catálogo aos seus clientes?

 

A Ginkgo Design Studio planeia e estrutura tudo o que for necessário para comunicar as suas ideias, serviços ou produtos nos mais diversos meios editoriais.

Contacte-nos!

FONTES
wikipedia | staples | ctt

Deixe o seu comentário