
Todo o ser humano encontra felicidade onde há harmonia e equilíbrio e, para as crianças, que têm a mente aberta a novas descobertas, estarem rodeadas de elementos sensorialmente estimulantes e que captem a sua atenção é essencial para que o seu desenvolvimentos cognitivo seja o mais abrangente possível.
Neste sentido, a decoração é essencial para estimular a imaginação da criança, ao mesmo tempo que permite tirar partido do espaço do seu quarto.
1. USO DE CORES, FORMAS, PADRÕES E TEXTURAS
A harmonia entre todos estes elementos é essencial para um quarto equilibrado.
Alguns estudos têm demonstrado como as cores podem influenciar as nossas mentes e corpos, pelo que as crianças podem ser ainda mais susceptíveis a esse impacto.
A cor tem a capacidade de inspirar, acalmar, mas também de agitar. Por isso, a importância de escolher a cor certa para o quarto de uma criança não deve ser subestimada. (Leia o nosso artigo sobre a psicologia das cores).
Os papéis de parede são uma boa opção para conferir harmonia a um quarto. Existe uma enorme oferta no mercado, desde lisos a texturados, com ou sem padrões, que poderão ser usadas para criar dinâmicas ora divertidas, ora equilibradas dentro do espaço da criança.
Para além dos tipos de papel de parede texturados, a escolha acertada das cortinas, tapetes, almofadas, mantas e colchas pode contribuir para a harmonia das texturas no contexto decorativo do quarto.
Podemos também brincar com as formas, utilizando mobília e elementos decorativos que não se enquadrem nos modelos tradicionais. A mobília pode ser feita à medida, com formas que fogem ao padrão (ex: cama montessori, cama em forma de barco) e utilizando decoração que confere aquele detalhe criativo (ex: espelhos com forma de animais; molduras com formas criativas, como estrelas ou nuvens)
2. CRIAR UM ESPAÇO MULTI-FUNCIONAL
Um quarto multifuncional é aquele que consegue tirar partido do espaço e consegue separar as áreas brincar, estudar e dormir, permitindo ainda uma boa arrumação de roupas, livros e brinquedos.
A correcta separação das várias zonas favorece o desenvolvimento natural das competências de método e organização e contribui de forma positiva para as rotinas e horários das crianças.
Um quarto bem projectado pode fazer milagres na rentabilização do espaço, podendo usar-se algumas estratégias de arrumação na vertical e uso de espelhos para conferir a ilusão de um espaço maior.
3. ILUMINAÇÃO
Um quarto bem iluminado é fundamental. A zona de estudo deve tirar partido da luz natural e a secretária poderá estar junto a uma janela. A luz solar estimula o cérebro e favorece a concentração. Se a luz for forte demais, pode ser colocada uma cortina clara de forma a que luz tenha menos impacto e, ainda assim, garanta iluminação suficiente.
Relativamente à luz artificial, para além de funcionais, os candeeiros podem ser usados como peça decorativa, existindo no mercado várias formas e feitios.
4. ARRUMAÇÃO
Há muitas opções divertidas e funcionais para criar arrumações, tais como cestos, caixas, baús.
Caixas transparentes permitem guardar brinquedos e roupas de outras estações, permitindo visualizar o que está dentro. Dados a sua funcionalidade, podem ser empilhadas, acabam por ocupar pouco espaço contribuindo para rentabilizar o espaço.
Já os baús ou outro tipo de caixas com cores e padrões, podem ter função decorativa, complementando os restantes elementos do quarto.
5. DEIXAR A CRIANÇA PARTICIPAR
Se a criança for suficientemente crescida e quiser participar na decoração, porque não?
Embora a última palavra seja sempre do adulto, tente aproveitar algumas das ideias da criança como incluir a sua cor preferida, ou ter a roupa da cama ou um quadro com o seu desenho animado preferido. Estimule o artista que existe n@ seu/sua filh@ e utilize as suas “obras de arte” para emoldurar na parede.
____________
E com o Dia da Criança a aproximar-se, já participou no nosso passatempo?
A Ginkgo decidiu OFERECER um projecto 2D para reformular o quarto d@ seu/sua filh@!
PARTICIPE no nosso Passatempo do Dia da Criança: “Um quarto de sonho” e habilite-se a ganhar um projecto 2D, composto por um Moodboard e uma planta 2D.
Participe, está quase a terminar!
Saiba tudo aqui:
www.ginkgodesign.pt/dia-da-crianca
Ver esta publicação no Instagram